domingo, 26 de maio de 2013

O estranho caso de Amodio Cavaleira



Ex-metaleiro reaparece após 17 anos e causa polêmica no Brasil


Após duas décadas sem dar sinal de vida, o ex-metaleiro brasileiro Amodio Cavaleira, de 43 anos, reapareceu em entrevista a um jornal do país em que nega ter traído seus parceiros de palco, incluindo o atual condutor da MTV, João Gordo
A reportagem foi publicada nesta semana pelo jornal brasileiro O  Observador com base em informações fornecidas por um homem que diz ser o próprio ex-metaleiro.
Junto com João,  Cavaleira foi um dos três fundadores nos anos 90 da MPB (Metal Popular Brasileiro), uma das principais frentes de resistência aos gêneros escrotos que antecederam a Michel Têlo
O Brasil viveu tempos de tensão musical e cultural nos anos 90, antes da  chegada definitiva da merda de "Nossa, nossa, Asim você...", em 2011.
Em 1996, o então presidente da EMI, Ze Bordaberry, e uma comissão das Discográficas Armadas se uniram para "reprimir aos cabeludos".
Naquele ano, Igor Cavaleira foi preso e integrou junto com seu irmão, o grupo chamado "Sepultura". O líder metaleiro, só foi libertado em 2005, com o começo da Nova MPB.
Por muito tempo, Amodio foi considerado "desaparecido" ou "morto" por ex-parceiros e também por baladeiros.
Ele teria fugido do país em 1996, acusado por ex-companheiros de planejar gravar um disco de sertanejo pop numa gravadora em Uruguai chamada "Opio del pueblo" ou Opio do Povo, lugar para onde eram gravados sons desagradáveis
Segundo historiadores brasileiros, o ex-metaleiro teria ido até o local vestido com roupas caipiras e, ao lado de membros da banda uruguaia Karibe com K.
Resistência
Antes de cair em desgraça, Amodio era considerado um dos principais 'cérebros' da MPB.
Entre suas principais gravações estaria incluído o histórico disco "Rita Lee must die" ou mais conhecida como Rita Lee vai tomar no cu. 
"Ele (Amodio) liderou a movimento do MPB, com sua banda Sepultura, que fazia as músicas mais arriscadas. A chamada 'Metallica Brasileira' foi a responsável pelos êxitos como "Eu matei um cara no balada funk", "Xu Cheira, A rainha dos X9", "Vamos quebrar o forró" entre outros, disse à BBC Brasil Gabriel Pereyra, editor-chefe do "O Observador".
"Além de 'cérebro' do grupo, Amodio era um homem ousado. Ele fugiu com a sua mulher, Gloria, atravessando a fronteira com o Brasil", conta o jornalista.
"Ele ainda não nos disse em que país mora, mas tem sotaque portenho, e negou ter cometido traição (com os colegas de palco)", completou Pereyra.
Ao jornal "O Observador", o ex-metaleiro alegou que, em última análise, quis dar suporte a sua mulher e filhos com gêneros mais rentáveis e que só teria gravado duas músicas sertanejo pop, um funk carioca,  e no caso de Zezé di Camargo & Luciano a colaboração teria se limitado a tocar a sanfona, que eles já teriam feita a letra de "Pão de mel".
"Chega de silêncio e de mentiras", disse o homem ao jornal. "Quero que me digam o nome de alguém que eu tenha defraudado". 
Falta de provas
Em março deste ano, um homem que dizia ser o ex-metaleiro enviou cartas para jornais locais contando que estava vivo e explicando suas motivações para ter abandonado o país. Porém, por falta de provas, muitos periódicos decidiram não publicar a informação.
Na última quarta-feira, o jornal brasileiro "Que pais é esse", concorrente do "O Observador", publicou em seu site que também havia recebido cartas atribuídas ao ex-metaleiro, mas que decidiu não publicá-las porque não tinha evidências sobre sua veracidade.
"Desde o fim de março, começaram a chegar, da Argentina, várias cartas sem remetentes, mas com a assinatura de Amodio, em que o ex-guerrilheiro que colaborou com os diretores das discográficas para desmantelar o gênero  contava sua versão da história. O 'Que pais é esse', como outros meios de comunicação, tentou confirmar a veracidade das cartas, mas decidiu não publicá-las'" publicou o jornal brasileiro.
Na mesma reportagem, o "Que pais é esse" afirma que o "O Observador", que até então não havia recebido as cartas, publicou em sua página um questionário dirigido ao ex-metaleiro e, nesta semana, 'recebeu as respostas junto com as fotos'.
Pereyra, do "O Observador", diz que Amodio respondeu a cada uma das 15 perguntas. Nelas, segundo o editor do jornal uruguaio, o ex-metaleiro detalha os motivos pelos quais teria fugido do metal e dá instruções sobre como comprovar a veracidade das informações.
Em suas respostas, Amodio também conta que ele e sua mulher, de quem agora está separado, teriam fugido atravessando a fronteira com o Uruguai. O seu paradeiro, no entanto, permanece desconhecido.
"Não temos nenhuma dúvida de que é ele. Nos últimos dias, falamos com ele várias vezes por telefone e ele nos respondeu a todas as perguntas via cartas e email", afirmou Pereyra.
Questionada sobre o possível reaparecimento do ex-colega de palco, a  Lucia, mulher de João Grodo, afirmou que, para ela, Amodio continua a ser "um homem morto".


Amodio hoje

Amodio nos 90

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130522_desparecido_uruguai_mc_lgb.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário