domingo, 17 de julho de 2011

Tarado

O que é um tarado?


4. Diz-se do indivíduo que comete crimes sexuais violentos ou perversos.

5. [Popular]  Diz-se do indivíduo maníaco ou apaixonado por alguma coisa.
Nas noticias:

Revista de imprensa: destaques do "Jornal de Notícias" 
 
Tarado sexual ataca em escolas de Guimarães. Intitula-se médico ou enfermeiro para convencer funcionárias a falar sobre sexo.

Ótimo para entender o conceito é Caetano, que tem duas músicas com Tarado no titulo...

Tarado

Caetano Veloso

Composição: Caetano Veloso / Jorge Mautner

Gosto de ficar na praia deitado
Com a cabeça no travesseiro de areia
Olhando coxas gostosas por todo lado
Das mais lindas garotas, também das mais feias
Porque são todas gostosas e sereias
Pro meu olhar de supremo tarado
Tarado.

Tarado "ni" você

Caetano Veloso

Composição: Caetano Veloso

Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado
Tarado "ni" você
Tarado "ni" você
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado
Tarado "ni" você
Tarado "ni" você

"Ni" mim
No carnaval
"Ni" tudo
"Ni" todo mundo nú
Deixa eu gostar de

Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado
Tarado "ni" você
Tarado "ni" você
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado
Tarado "ni" você
Tarado "ni" você

"Ni" mim
No carnaval
"Ni" tudo
"Ni" todo mundo nú
Deixa eu gostar de você

Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado
Tarado "ni" você
Tarado "ni" você
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado, tarado
Tarado, tarado
Tarado "ni" você
Tarado "ni" você
Deixa eu gostar de você

"Ni" mim
No carnaval
"Ni" tudo
"Ni" todo mundo nú
Deixa eu gostar de você



Mas que é esse "ni", eu nao entendo. Caetano lo explica neste video, mas eu sigo sim entender :(




Mmmm... melhor é uma entrevista escrita:
http://www.rollingstone.com.br/edicoes/32/textos/3756/ 

RS - Você tem duas músicas com "tarado" no título nos últimos dez anos, né?
CV - É.

RS - É uma coisa muito peculiar. Como você explica isso?
CV - Essa canção "Tarado ni Você", deste disco, quando a fiz, pensei imediatamente em usar a expressão por causa da canção "Tarado", do Jorge Mautner comigo, no disco que nós fizemos juntos. Eu adoro aquela canção e adoro a palavra na canção. Então eu quis fazer uma canção totalmente diferente. Na verdade, foi a primeira canção que eu fiz especificamente para o Zii e Zie. Eu estava na Bahia e queria fazer um negócio com uma forma de samba, um negócio com o samba que fosse estranho, diferente, que mexesse com o samba como eu estava desejando mexer, já prevendo o tratamento que a gente podia dar com Banda Cê. Então eu fiz a música sem letra e, cantando, ia fazendo "taran, taran, ta". Daí vi que praticamente estava dizendo a palavra "tarado". Daí me lembrei da música do Mautner comigo e pensei, 'bom, posso botar a palavra, que é espetacular'. E daí o resto da frase musical cabia 'tarado ni você'. Eu acho bacana esse negócio de "ni". Em iorubá "ni" é a mesma preposição que "em". Então achei bacana. Eu gosto desse negócio de ni. Então eu quis fazer. Eu gosto muito dessa canção "Tarado ni você". Li uma crítica dizendo "como a canção não parece séria"... então muitos críticos se sentem a vontade pra descartar qualquer possível qualidade intrínseca da canção, mas na verdade eu acho essa canção espetacular.

Agora sim da para entender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário