terça-feira, 5 de junho de 2012

Abrindo as mãos


Ista é uma expressão que recentemente eu tenho ouvido muitas vezes:

abrir a mão
1 deixar cair, largar
2 tornar livre (o que está limitado, preso); soltar, libertar
abrir as mão 
1 ser liberal, favorecer
2 aceitar peita, suborno
abrir mão de
Derivação: sentido figurado.
desistir, desinteressar-se de; ceder, abandonar
Ex.: abriu mão dos bens que lhe tocavam

Eu não abro mão de aperfeiçoar meu português :)


Um comentário:

  1. Eu nunca tinha pensado em todos esses significados para abrir mão/ abrir a mão.

    Embora abrir mão de signifique desistir, é mais usado no sentido de não lutar por algo. Dessa forma, exemplo que você deu não é muito usado. É mais comun como por exemplo: Não abro mão da guarda dos meus filhos.

    João abriu mão de sua carreira para acompanhar a esposa que era médica do exercito que viajava bastante.

    ResponderExcluir