domingo, 17 de junho de 2012

Engano

O verbo enganar em sua forma pronominal (enganar-se) se usa em português como sinônimo de equivocar-se
Segundo Houaiss:
pronominal 
9 errar involuntariamente, agindo ou pensando de modo diferente do que se desejava ou se era capaz; equivocar-se
Ex.: e.-se na resposta
Locuções que usam enganar ou engano são:
Se não me engano Manaus fica na amazônia
Eu estou enganado, ou eles seguem jogando o lixo lá?
Equipa de limpeza apaga por engano valioso grafitti 
Pés de maconha brotam "por engano" em jardim próximo a obras do metrô em Moscou

Interessante que a frase Se não me engano mereceu até um estudo gramatical:
SE NÃO ME ENGANO ESTÁ SE GRAMATICALIZANDO
Interessante o fato, porém o conteúdo é nem que física quântica para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário