sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Jardinagem não é bobagem

Jardim é coisa de homem? Alguns diriam que não, que as plantas e as flores são para mulheres. Eu não acho.
Quando era criança, ajudava a minha avó a arranjar a casa. Sobre tudo a fazer tarefas de alvanária, por exemplo consertar as lajotas do chão. E as vezes fazíamos as tarefas do jardim. Lembro de virar a terra, pôr cal nos árvores, podar, matar formigas.
Já de adulto, tendo minha própria casa, encontrei no jardim um lugar de relaxamento. Não só para descansar,  mas também para fazer. Manter o jardim é ter contato com a terra. O fundo do quintal é para as cidades o elo perdido com a natureza. Ai eu encontro paz, e perco tempo, aliás é tempo bem perdido, portanto ganho.
A companhia ideal para o jardim, é a horta. Embora não tenha muito espaço,  sempre é possível plantar num vaso alguma planta aromática. Caso que tiver mais espaço ate algumas legumes poderão ser plantadas. Que melhor que ter produtos frescos e orgânicos para cozinhar?!
Se eu tivesse mais tempo, gostaria de fazer mais coisas no quintal - ou tal vez o melhor seja ir pensando em me mudar ao campo!
Na hora de descansar, meu lar é no fundo, na rede rodeado de plantas. Pegar no sono à sombra da Santa Rita. Ler o jornal entre o cheiro das folhas, a grama cortada, as flores. Lá conservo com carinho um vaso feito por meu avô, que vovó me deu de presente.
O jardim é onde minhas raízes estão.

Um comentário: